ORGULHO É A GRANDE PEDRA DE TROPEÇO

15/02/2023 11:01

Por Josenildo Melo

ORGULHO É A GRANDE PEDRA DE TROPEÇO

A vida e o Ministério do Presidente Ezra Taft Benson. 04/08/1899 a 30/05/1994. Dois famosos discursos são sempre lembrados quando o assunto se volta ao ministério do Presidente Benson: primeiro, o discurso contra o orgulho (“O orgulho é a grande pedra de tropeço no caminho de Sião”, dizia), e, segundo, o discurso sobre o Livro de Mórmon (“inundemos a Terra com o Livro de Mórmon”). Ele serviu como Ministro da Agricultura, enquanto apóstolo e, já como Presidente da Igreja recebeu a Medalha de Cidadão Presidencial do presidente norte-americano, que se referiu a ele como “um dos americanos de maior destaque de sua época” (agosto de 1989). Fonte; Site Oficial da Igreja

Em quatro (4) de agosto de 1899, Sarah Dunkley Benson e George Taft Benson Jr. receberam com alegria o primeiro filho na família. Deram-lhe o nome de Ezra Taft Benson em homenagem ao bisavô, o Élder Ezra T. Benson, que servira como membro do Quórum dos Doze Apóstolos. Ezra nasceu na fazenda, na casa de dois quartos que seu pai tinha construído no ano anterior. O parto foi longo e difícil; o médico que os assistia chegou a pensar que o bebê de 5 quilos e 300 gramas não sobreviveria. Mas as avós desse bebê não pensavam assim. Elas encheram duas panelas com água — uma quente, a outra fria — e mergulharam o netinho alternadamente em cada uma até ele começar a chorar. O pequeno Ezra Taft Benson, a quem muitos familiares e amigos chamavam de “T”, desfrutou de uma infância plena na fazenda que circundava a casa onde nascera. O Presidente Gordon B. Hinckley, que serviu com o Presidente Benson por quase 33 anos no Quórum dos Doze Apóstolos e na Primeira Presidência, falou das lições que o jovem Ezra aprendeu: “Era um menino da fazenda, literal e verdadeiramente, um rapaz queimado pelo sol, trajando o típico macacão, que, muito cedo na vida, aprendeu o significado da lei da colheita: ‘Tudo o que o homem semear, isso também ceifará’ (Gálatas 6:7). Livro: Presidentes da Igreja.

Inspirado pelo exemplo de seus pais e motivado pelo próprio desejo de edificar o reino do Senhor na Terra, Ezra Taft Benson aceitava entusiasticamente seus chamados na Igreja. Quando completou 19 anos de idade, seu bispo, que também era seu avô, pediu-lhe que servisse como um dos líderes adultos dos 24 rapazes da ala. Os rapazes participavam do Boy Scouts of America [Escoteiros da América], e Ezra serviu como Chefe Escoteiro Assistente. Refletindo sobre essa experiência com os rapazes de sua ala, o Presidente Benson disse: “Uma das maiores alegrias de trabalhar com os rapazes é o fato de que você é recompensado com o passar do tempo. Temos a oportunidade de observar os resultados de sua liderança diariamente, ao conviver com eles por anos e vê-los crescer e tornar-se homens fiéis, aceitando, com disposição, dificuldades e responsabilidades. Não há preço que pague essa satisfação; ela só é adquirida por meio do serviço e da devoção. Que coisa maravilhosa é ter ajudado, ao menos em parte, esses meninos a serem homens, homens de verdade!”. Fonte: Site Oficial da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias.

Como apóstolo do Senhor Jesus Cristo, o Élder Ezra Taft Benson obedecia ao mandamento de “ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15) e de “[abrir] a porta pela proclamação do evangelho de Jesus Cristo” (D&C 107:35). Ele serviu em muitos lugares do mundo, visitando missões e ensinando as pessoas.