Artigo: O SIGNIFICADO DAS FRASES

06/06/2023 10:39

Por Josenildo Melo

O SIGNIFICADO DAS FRASES

O nascer, o crescer, a infância, a adolescência, a mocidade, a juventude; tudo é demasiadamente importante. Mas o que é mais importante? O envelhecimento. A arte de envelhecer é fascinante e nos ensina cada vez mais a nos aproximar de Deus. Como Deus é bom. Não somente ao pobre materialmente, mas a qualquer pessoa nada mais importa do que trilhar três caminhos: rezar, estudar e trabalhar honestamente. Às classes mais abastadas tudo parece factível, mas a paz de espírito é algo inexplicável. Em momentos de turbulência nunca diga tudo está perdido e tente resolver tudo racionalmente; aproxime-se realmente de Jesus Cristo, Deus; ele é bom, fiel e realmente muito justo! A segurança está em Deus.

Onde está o significado das frases já percebeu apenas ao passar dos (50) Cinquenta anos de idade? A cada dia fica mais claro. O Reino de Deus realmente é dos pobres de espírito e materialmente. Não tem espaço pra pessoas materialmente ricas perceberem a Deus? Tem; mais é um caminho árduo, difícil, quase impossível. As organizações provocam “mudanças” tendem a deformar os bons, mas o caminho é permanecer na bondade. Honestidade é um valor. Nas ruas não existem amigos? Não somente nas ruas. Sabe onde é mais difícil confiar em alguém? Em ambientes de poderes constituídos. Tentar viver as bem aventuranças é algo salutar e somente Deus apresenta de fato a quem os busca. O caminho do bem é prazeroso!

Meu amigo o que é mesmo isso? As bem-aventuranças retratam o rosto de Jesus Cristo e descrevem-nos a sua caridade: exprimem a vocação dos fiéis associados à glória da sua paixão e ressurreição; definem os atos e atitudes caraterísticas da vida cristã; são as promessas paradoxais que sustentam a esperança no meio das tribulações; anunciam aos discípulos as bênçãos e recompensas já obscuramente adquiridas; já estão inauguradas na vida da Virgem Maria e de todos os santos. (Catecismo da Igreja Católica, 1716-1717). O homem de paz acredita que as bem-aventuranças (Matheus 5, 3-12) é o único caminho certo a seguir.

Pois Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal de vós. Alegrai-vos e exultai, pois é grande nos céus a vossa recompensa. Isso vale a pena! Dia desses recebemos a aprovação pro doutorado, recusamos. Motivo: O ambiente acadêmico virou algo perigoso. Já dizia Padre Florêncio: “meu filho ser simples vale muito mais”. É momento de servir mais do que nunca na vida!