Artigo: AS MIGALHAS QUE SOBRAM DAS MESAS?

01/05/2023 09:00

Por Josenildo Melo

AS MIGALHAS QUE SOBRAM DAS MESAS?

Tem dúvidas sobre isso? O trabalhador acorda cedinho e ao sair pra trabalhar corre o risco de ter sua moto ou carro apreendido porque somente trabalham contra o trabalhador. O trabalhador vive cercado de cobranças por parte de quem deveria defende-lo. Então o que sobra? As migalhas que sobram das mesas. Mas o trabalhador não deveria andar dentro da Lei? Todos devem andar dentro das leis. A indagação é a seguinte: porque o monstro jurídico (o Estado) expressão muito comum no mundo jurídico; não parte pra cima de quem precisa andar realmente dentro das Leis? O trabalhador não tem ônibus pra ir ao trabalho, tem medo de sair de casa com o seu transporte comprado a trancos e barracos. O celular que usa tem medo de ser roubado. A casa do trabalhador hoje parece muito mais uma prisão do que residência.

Eis a atual situação do trabalhador que mora em Teresina Piauí Brasil. Aliás é uma situação do trabalhador brasileiro. E as operadoras de celular? As concessionárias de água e luz? Se não pagar rigorosamente em dia; suas contas serão cortadas automaticamente. Mas todo simples trabalhador tem uma televisão de tela plana ou SmarTV em casa? Queriam também que o trabalhador morresse de tédio? Enquanto isso o litoral está cheio de casas de praias milionárias e que ninguém sabe de onde veio o dinheiro para a compra de muitas dessas casas. Mas o primeiro de maio é um dia muito lembrado? Por quem? Por aqueles que costumam usar os trabalhadores como massa de manobra? Pra que serve o conhecimento? Pra compreender como funciona a sociedade; lógico!

E na lógica de uma sociedade perversa o que os trabalhadores levam? As migalhas que sobram das mesas. Mas existem casos e mais casos que a televisão mostra de crescimento econômico e social por parte da classe trabalhadora? Televisão? Somente por aí já pode se perceber que existe algo errado; se o crescimento sócio-político e econômico do trabalhador na sociedade fosse algo comum não precisava de sair na TV. A televisão brasileira hoje, com raríssima exceção; está a serviço do poder econômico e não do bem comum. Por que os mais abastados costumam proferir a máxima das seguintes frases: tudo é dinheiro; dinheiro é tudo; quem movimenta o mundo é o dinheiro. Porque vivem a perceber o próximo e de forma especial o trabalhador apenas como um mero objeto!

Mas os direitos evoluíram muito no último século? Certo mesmo é que se não fosse o braço social da Igreja Católica o mundo estaria um caos. Hoje inúmeras pessoas escapam diariamente em inúmeras obras sociais. E qual a saída meu nobre escritor? Investimento em Educação. As escolas estaduais do Piauí fazem o maior sucesso entre o povão por qual motivo? Os filhos saem de casa e tomam café nas escolas, almoçam e praticamente jantam (o lanche da tarde é quase um jantar) nas escolas!