Artigo: A IGREJA DE CRISTO É SANTA!

10/11/2023 03:24

Por Josenildo Melo

                            A IGREJA DE CRISTO É SANTA!

         Com ênfase nesta frase Dom Juarez deu posse aos novos administradores da Arquidiocese de Teresina. A presença do Clero esteve em peso e em sua totalidade se fez presente na Catedral Nossa Senhora das Dores. Quando orardes não useis de muitas palavras...vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus... (cf Mt 6,7.9 ss). Com uma homília breve e que não durou mais que 17 minutos a solenidade transcorreu em clima de oração. Posse simples e praticamente com um público que normalmente frequenta a Missa das 17 horas na Igreja Catedral. É a Arquidiocese de Teresina em clima de mudanças? Dentro da normalidade!

         E Certo mesmo é que a fé da Igreja, transmitida ao longo dos séculos, é anunciada, vivida e testemunhada cumprindo o mandato de Jesus: “Ide, pois, fazei discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado.” (Mt 28, 19 – 20). A celebração do Mistério de Cristo, fonte e ápice da vida cristã (cf. SC, n.10), envolve o ser humano em todas as dimensões e circunstâncias; e a participação consciente e fervorosa nas celebrações da comunidade é um meio privilegiado de nos encontrarmos com Jesus Cristo para, assim, crescermos na santidade. A Igreja, povo de Deus que proclama e celebra a sua fé, é comunidade de culto e santificação. Com gratidão e alegria, vivemos e celebramos a fé recebida dos apóstolos. A liturgia supõe e alimenta a fé e a fé deve ser aprofundada pela catequese. A homília “surfou” em um discurso interno e pra Igreja? Tudo dentro da NORMALIDADE!

         De acordo com Maria Clara Guimarães em matéria publicada no site da Arquidiocese de Teresina como uma novidade em seu governo, Dom Juarez nomeou dois vigários gerais, onde cada um deles assume funções distintas. O Padre Intelectual (grifo nosso), Amadeu Matias, assume a missão de vigário geral e moderador da Cúria, tratando de assuntos administrativos e internos, enquanto o Padre Intelectual (grifo nosso), Osório Barbosa vai concentrar o seu trabalho em outros assuntos, cumprindo as demandas arquidiocesanas. Segundo o Arcebispo, no momento, a Arquidiocese passa por uma alternância de nomeações dos novos ofícios. “Nossa Igreja é uma instituição de assistência divina e por isso necessita de muitos cuidados para que haja um bom exercício tanto do governo pastoral quanto administrativo”, pontuou. E o que “diz o Clero” sobre as mudanças?

         Como que fechado em copas ninguém se pronuncia e a Igreja segue seu caminho determinado por Deus e de forma serena e tranquila. “...um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. (...) Vós sois a gente escolhida, um sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele adquiriu, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora, porém, são o povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora, porém, alcançaram misericórdia”. (1Pd 2,5.9-10). A Igreja de Cristo é Santa afirma Dom Juarez!