Artigo: O JEITO NORTE AMERICANO DE SER

09/06/2023 16:56

Por Josenildo Melo

O JEITO NORTE AMERICANO DE SER

Universidades St. John, Stansfield, Yale, Havard, refletem o jeito norte americano de ser? E qual seria de fato o jeito norte americano de ser? Estudos, trabalhos. Orações não conseguem vir em primeiro lugar. Mas o norte-americano tem inúmeras Igrejas? Mas isso não significa necessariamente crença ou acreditar realmente em Deus. Isso não é pré-julgamento; é fato reconhecido de quem já viveu por lá. Mas essa constatação é ruim? Certo mesmo é que o norte-americano vai ser sempre comandante das ações concretas no mundo. Feriado é coisa rara. A produtividade norte americana é muito alta. Qual o método de ensino? Debates, discursões temáticas; não tem essa de professor querer ir trabalhar somente quando deseja ou quer. E o ritmo é frenético. É por isso o uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas? Certo mesmo é a percepção de oportunidades e especificamente pra quem sabe manter as aparências entre o bom comportamento público e a realidade concreta. E com a chegada dos latinos existe modificações estruturais? Nada. A captação de recursos é o que interessa; independentemente da origem dos recursos.

E tem mais o jeito norte americano de ser domina o mundo. O maior ganho pra quem estudou por lá é os contatos. A network é fenomenal. E a lealdade? Existe, mas não no aspecto moral; ela se concretiza no emaranhado de realizações. Epa, isso não é corrupção ativa e passiva? Não. A sistemática de “corrupção” é em outro nível e tem toda uma sistemática proativa; não respinga nas camadas menos abastardas. O símbolo norte-americano de proteção é imenso. Nada existe de forma generalizada. E tem mais; é restrita a altos escalões tradicionais e familiares. Jamais “insanos ou sem poder de conhecimento intelectual” adentram às camadas “superiores”. Eis o porque do jeito norte americano de ser advir das universidades. Mas isso está mudando? Não. E jamais mudará; o que atualmente existe é uma forma adaptativa de evolução.

Por que não mora lá pensa o cético neste momento? Estudar é uma coisa. Viver é outros quinhentos. O jeito norte americano de ser é mais vantajoso em si manter distante. Imigrantes ou mesmo excelentes estudantes enviados por instituições lucram mais residindo em seus países. É bobagem tornar-se norte americano mesmo naturalizando-se. Inclusive os norte-americanos acham mais útil essa política de “internalização do jeito norte americano de ser” por outros que por lá já passaram. Eis a percepção do porque a China jamais será detentora dos poderes de decisões no mundo. Mas os democratas avançam em suas políticas integrativas? Fachada. O jeito norte americano de ser é a razão de existir; ter contatos norte americanos “assusta” qualquer um. Vale muito mais do que cargos de primeiro escalão no governo brasileiro ou latino americano. E a boa notícia? A Religião Católica logo será maioria!