Artigo: QUEM FOI GORDON B. HINCKLEY?

23/02/2023 10:42

Por Josenildo Melo

Ensinamentos dos Presidentes da Igreja Gordon B Hinckley

QUEM FOI GORDON B. HINCKLEY?

Gordon B. Hinckley. 23/06/1910 a 27/01/2008. O Presidente Hinckley tem diversas realizações à frente da Igreja. Ele reorganizou os Quóruns dos Setentas, para atender as necessidades de uma Igreja Mundial. Ele construiu o Centro de Conferências, expandiu os esforços missionários (por meio de muitas iniciativas, inclusive a criação do Manual Pregar Meu Evangelho). Ele viajou 400.000 quilômetros, visitou 58 países, falou a 2,2 milhões de membros e dedicou 24 templos (2000). Criou o Fundo Perpétuo de Educação. Em sua administração foram publicados dois documentos inspirados: “Família: Proclamação ao Mundo” e o “Cristo Vivo”. Fonte: Site MaisFé e Livros oficiais da Igreja.

Em 16 de fevereiro de 1998, cerca de 6.700 santos dos últimos dias reuniram-se na Praça da Independência em Acra, Gana. Vieram para dar as boas-vindas ao seu profeta, o Presidente Gordon B. Hinckley. Ele levantou-se diante deles com um sorriso e anunciou a notícia há tanto tempo esperada de que um templo seria construído em seu país. O Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou que, quando o Presidente Hinckley fez o anúncio, as pessoas “se levantaram, aplaudiram, choraram e dançaram, deram-se as mãos e clamaram em alta voz”. Anos mais tarde, após o templo ter sido construído e dedicado, uma mulher que esteve presente naquele dia recordou os sentimentos de alegria e declarou como o templo havia abençoado sua vida: “Ainda tenho uma lembrança vívida em minha mente da visita a Gana do Profeta Gordon B. Hinckley e de seu anúncio de um templo em nossa terra natal. A emoção no rosto de todos, a felicidade, os gritos de alegria ainda ecoam em minha mente. (…). Fonte: Os Presidentes.

Gordon se formou na Universidade de Utah em junho de 1932 com um bacharelado em Inglês e um curso complementar em idiomas antigos. Um ano depois, viu-se diante de uma encruzilhada. Ele tinha a intenção de prosseguir com seus estudos e tornar-se jornalista. Mais uma vez, Gordon adiou seus planos para se graduar na faculdade e em sua carreira de jornalista. Ele lançou-se ao trabalho, desenvolvendo roteiros para programas de rádio, filmes, redigindo folhetos para missionários, desenvolvendo o relacionamento com a mídia e pesquisando e escrevendo sobre a história da Igreja. Ele contribuiu com mensagens destinadas a edificar a fé dos membros e a fazer contato com pessoas de fora da Igreja. Certa vez um amigo enviou-lhe uma carta felicitando-o por um roteiro de rádio e perguntando como ele tinha desenvolvido aquele dom de escrever e de falar. Gordon respondeu: “Se tenho algum talento para escrever ou para falar, isso devo ao meu Pai Celestial. Não encaro isso como uma habilidade nata, em vez disso penso que qualquer poder que eu possa ter veio por meio de oportunidades que se abriram para mim”. Fonte: Site Oficial da Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias.

Gordon B. Hinckley foi apoiado como Presidente em 12 de março de 1995 e, no dia seguinte, ele falou em uma entrevista à imprensa, respondendo a muitas perguntas dos jornalistas. O Élder Jeffrey R. Holland relatou que, “quase ao final de uma entrevista, um repórter perguntou ao Presidente Hinckley: ‘Em que concentrará sua gestão? Qual será o tema de sua administração? Instintivamente ele respondeu: ‘Avançar. Sim. Nosso tema será continuar a grande obra realizada por nossos antecessores”. Fonte: Livro Os Presidentes.