Artigo: POVO INSEGURO E COM FOME

13/02/2023 10:06
Por Josenildo Melo
 
POVO INSEGURO E COM FOME
 
O povo anda inseguro e com fome? Os ricos do Piauí estão ficando cada vez mais ricos materialmente? Isso ocorre em todo o Brasil. O povo anda inseguro e com fome. São inúmeros os relatos sobre a realidade que assola o país. Pessoas amanhecem sem saber o que comer e mais que isso; sem poder se locomover. Hoje um dos grandes dilemas é a capacidade de mobilidade urbana. Conjuntos habitacionais e bairros foram construídos sem a mínima estrutura e as dificuldades de ir ao encontro de oportunidades de trabalho chega a desanimar pais e mães de famílias. Muita gente sobrevivendo com ajuda das Igrejas e Instituições de caridade. Isso é um criticar por criticar? Não. É a constatação da realidade!
 
Mas o Carnaval promove ainda mais fome e insegurança? É o contrário. É uma festividade que faz a roda da economia girar. O moralismo exacerbado ficou pra trás? Não. É também constatação da realidade! Quantos pais e mães de famílias por estes dias não estarão levando comida pra casa e colocando suas contas em dia? Inúmeras. O mercado informal e formal é intenso. O povo inseguro e com fome é por ganância de quem deveria cuidar do que é público, coletivo; e não cuida devidamente. Mas pronunciam tantas palavras bonitas ao serem entrevistados? Palavras soltas ao vento. O pragmatismo também está chegando às classes menos abastardas? Quem hoje, da elite, tem coragem de trafegar com seus carrões de luxo pela periferia de Teresina? E os guetos seguros estão se esvaindo?
 
Que seria do Mundo se não fossem as Igrejas? Quem acompanha o dia a dia de instituições percebe o quanto o povo anda carente materialmente. Povo inseguro e com fome é um perigo? É um enorme risco social e que pode ser instigado a qualquer momento? Teresina continua crescendo verticalmente e com a construção de condomínios de luxo? Mas é um grande risco? É um problema internacional. A questão é que os ricos materialmente do Estado do Piauí são subservientes ao “grande monstro jurídico, o Estado”? O povo constantemente pergunta: porque grandes indústrias não se instalam no Estado do Piauí? Porque tantas terras são improdutivas? Qual a razão de poucos terem acesso a tudo e muitos não terem acesso a praticamente nada e viverem em constante medo? Os Fonteles começam a ter razão sobre suas análises da estrutura social. RAFAEL FONTELES está dando um novo norte ao aspecto educacional. Alunos da rede estadual saem de casa e estão encontrando café da manhã, almoçam nas escolas e são liberados depois de um bom lanche. E as escolas da Prefeitura que eram referência estão ficando pra trás? Povo inseguro e com fome vai começar a ser fruto da intensa desigualdade SOCIAL?
 
Nos bastidores do poder começa-se a falar que a revolução advirá do Nordeste? Quem hoje tem dúvidas? Alimentaram o tigre agora arcarão com as consequências? Nem nos States a elite estará segura? Aqui não cabe mais ninguém. Por muitos anos foi abrigo pra elites do mundo inteiro. O norte americano agora luta com unhas e dentes por seu território. Nobre escritor, este artigo é uma apologia ao comunismo e ao socialismo? Deus nos livre de embarcar nessa! A questão é que a ganância da classe econômica e política estão levando a uma desestruturação SOCIAL. O Ministro da Fazenda é de confiança de quem? Muitas sociedades se modificaram com o mantra de respeito à democracia. Com o Brasil será diferente? Certo mesmo é que o POVO ESTÁ INSEGURO E COM FOME?