Artigo: NEM VIAGENS ESTÁ ABAFANDO AS CRISES?

21/04/2023 11:58

Por Josenildo Melo

NEM VIAGENS ESTÁ ABAFANDO AS CRISES?

É o que se diz nos bastidores de Brasília. O circo está pegando fogo e não tem bombeiros suficientes pra apaga-lo. Quem os colocou lá agora vira e mexe pra tirá-los? É a noção perceptível nos bastidores do poder e não somente os poderes de Brasília sentem isso. Base política sempre foi essencial. Governos somente se estabilizam com uma base forte. Base é o que menos tem o governo federal atual. Mas não está todo mundo contemplado? E de forma especial os meios de comunicação social? Isso és o que todos imaginam. As redes sociais voltaram a atuar fortemente e nos dias de hoje, existem inúmeros veículos de comunicação independentes. Inclusive a classe média e os verdadeiros intelectuais se nutrem a partir destes meios. Pense em algo difícil; é a arte de governar!

Vamos mudar da água pro vinho? Feriado é dia de muitas leituras? Não somente feriados; a vida merece muitas leituras. De onde brota a verdadeira sabedoria? De Deus. E de onde advém a verdadeira sabedoria terrena e onde está armazenada? Na Santa e verdadeira Igreja. Beba na fonte que jorra a verdade. Qual o Santo pra uma boa leitura? Bispo e Doutor da Igreja. É dele a frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.” Santo Anselmo é chamado de teólogo-filósofo. Nasceu em Piamonte no ano de 1033. Seu pai era Conde. Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, ‘bateu’ no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Por meio dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo. Que descoberta! Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Seu mestre amigo foi escolhido para ser Bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também superior. Um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai. Um verdadeiro Abade. Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Viveu grandes desafios lá, retornando a Piamonte, onde faleceu, com fama de santidade e testemunho de amor a Jesus Cristo e à verdade.

Nossa; este escritor começa falando de crise e em seguida mete é a vida de um Santo? Acabou de perguntar-se um cético e fiel dogmático de que Igreja é apenas lugar de oração? Tá vendo; incutiram na cabeça dele que política nada tem a ver com religião. Será que não? E qual a razão do Brasil não deslanchar? Não é bíblico que todo governante deve ser do Senhor e servir fielmente aos seus desígnios? Adotaram Maquiavel ao invés das Sagradas Escrituras é nisso que dá. A Europa se deteriorou, Os Estados Unidos da América estão decaindo e qual a razão de tudo isso? Governar sem justiça e seguir apenas ao Maquiavelismo? Que Santo Anselmo excelente Santo; rogai por nós e estabilize o nosso Brasil.