Artigo: MERAS PREOCUPAÇÕES IDEOLÓGICAS?

20/03/2023 09:31

Por Josenildo Melo

MERAS PREOCUPAÇÕES IDEOLÓGICAS?

Pode ser que SIM, mas também pode afluir além do mero contexto ideológico. O que é Ideologia? Ideologia, em um sentido amplo, significa aquilo que seria ou é ideal. Este termo possui diferentes significados. No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Qual a razão deste título amigo escritor? A reflexão porque a classe política fala tanto nos pobres e suas necessidades. Muita gente costuma dizer que é apenas retórica? Pode ser que não. O contexto sócio-econômico aflorou de tal forma que está batendo à porta também da classe política. Lógico que existe e existirá sempre uma diferença entre o demagogo e o que realmente se importa com os menos favorecidos. O custo de vida está realmente ALTO!

Acreditamos que não existe uma pessoa se quer que não conheça alguém passando privações de ordem material. É uma água cortada. É uma luz interrompida. É uma cobrança das operadoras de internet ou celular. São pessoas que se viram nos trinta pra manter em dia a manutenção dos seus carros. É mensalidade escolar atrasada ou prestes a atrasar. Na verdade é um Deus nos acuda cotidianamente. Mas isso é pessimismo? É reclamar da vida sem motivos? É sempre a percepção do lado ruim da vida? NÃO. Acreditamos que o BRASIL passou das Meras Preocupações Ideológicas. Mas o consumo de bebida alcoólica não somente aumenta a cada dia? E você pensa que isso não é reflexo da crise social e econômica que o país atravessa? Prometeram picanha e até agora NADA.

Mas o que temos com isso? A panela de pressão está aumentando e pode a qualquer dia estourar. A gritaria nos Supermercados e comércios da periferia só aumenta. É muita desigualdade social. Enquanto isso o número de veículos novos somente aumenta em Teresina e no Estado do Piauí? Mansões são construídas diariamente e prédios luxuosos? Mas isso é fruto do trabalho? Será realmente? Cuidado! Está escrevendo muito sobre isso? Oxente! O escrever não é fruto da percepção cotidiana? Nos Estados Unidos da América e na Inglaterra não existe reclamações sobre isso; e qual o motivo? A correta distribuição de renda através do trabalho. A questão por estes países é outra. A preocupação é mais existencial do que material. Os ricos do Estado do Piauí podem SIM fazer um pouco mais pelos mais simples e não somente esperar do poder público. Agora, é lógico que os governantes públicos precisam fazer sua parte; principalmente no quesito “estancar” a sangria de recursos públicos “desviados”. Muitos até duas décadas atrás eram pobres materialmente e se tornaram milionários. E a sociedade sabe quem são todos eles!

Que loucura! Isso é no Brasil todo rapaz! Quem disse isso? Olha o que o Governador de São Paulo fez estes dias. Colocaram desabrigados em pousadas e hotéis e tudo em parceria com empresas privadas. E mais, anunciou a construção de apartamentos que existe prazo de entrega em curto prazo. Podemos SIM construir uma sociedade brasileira e piauiense realmente melhor. Acreditamos que o combate à pobreza passou do nível de Meras Preocupações Ideológicas e está agora atingindo “o coração” das sociedades constituídas. As Igrejas hoje prestam um relevante trabalho social com ou sem parceria do Estado. É realmente muito importante contribuir com instituições sociais realmente sérias!