Artigo: JÁ SE COLOCOU NO LUGAR DO POBRE?

10/03/2023 10:11

Por Josenildo Melo

JÁ SE COLOCOU NO LUGAR DO POBRE?

SIM. Todos os dias pensamos nisso e acompanhamos os mesmos. E você já se colocou realmente no lugar dos pobres? Não sabe o que é pobreza? Vejamos então a etimologia da palavra. Pobreza é a condição de quem é pobre, ou seja, que não tem as condições básicas para garantir a sua sobrevivência com qualidade de vida e dignidade. A pobreza também costuma se referir à classe social e econômica das pessoas que são pobres. A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo, a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, etc. Já escutou o ditado: o pobre sofre?

E não é porque eles queiram. São verdadeiras massas de manobras nas mãos das pessoas, das instituições. No geral servem apenas como meros números que são usados pras conveniências necessárias e não apenas momentâneas. Uma pessoa carente já acorda com medo de seu carro ou moto dar problemas e deixá-lo no meio do caminho (pois geralmente não possuem dinheiro suficiente pra uma manutenção adequada) e quando os Correios entregam cartas já imagina que é o corte da água, luz, telefone ou internet. Imagina um Pobre Sem Fé (os tormentos são ainda maiores). E os sonhos de uma pessoa desprovida de garantias mínimas pra sobrevivência? Eis as razões de tanto apego a religiões, à fé e crenças? Cristo Jesus é seu único e apropriado socorro. É medo constante!

Você sabia que a carência social também é uma das principais características da pobreza, ou seja, a incapacidade das pessoas que participarem de modo igualitário na sociedade? Esta situação está associada ao conceito de exclusão social. Sabe o que é pobreza absoluta? A pobreza absoluta ou extrema consiste no estado das pessoas que não possuem requisitos básicos para sobreviver. Como consequência, muitos indivíduos contraem doenças ou morrem devido à fome ou às péssimas condições sanitárias, por exemplo. Meu nobre escritor, todos somos pobres, qual a razão de está escrevendo sobre isso? A percepção cotidiana do quanto é importante sairmos de nossos mundos particulares e adentrarmos ao Mundo Real e Concreto. Todos nós tempos algum tipo de pobreza e pobreza não se refere apenas aos aspectos sócio-econômicos. A questão é: Os Ricos Materialmente se preocupam com os Pobres “financeiramente” no Estado do Piauí?

A sensação é de que NÃO. Seja nos Estados Unidos da América ou na Inglaterra as preocupações vão além do aspecto material. As Igrejas são verdadeiros “hospitais de socorro” aos necessitados e pobres materialmente. Mas existem instituições sociais no Piauí que atendem aos mais necessitados? Indaga-se neste momento os “críticos e vendilhões” da “ideologia” de que o pobre é pobre porque é preguiçoso. Estamos falando de ascensão social e não apenas de entrega de cestas básicas. Sabe qual a maior fonte alimentadora da Pobreza no Estado do Piauí? Desigualdade Social. E nos últimos 25 anos ela se sextriplicou (multiplicou-se seis vezes a mais). Tem alguma pesquisa sobre isso? Precisa? Teresina e o Piauí viram durante estes 25 anos a riqueza dos Ricos multiplicarem-se literalmente (100) cem vezes mais? Percebem o exorbitante número de condomínios e prédios de LUXO?

Enquanto isso os Pobres Padecem! Você já se “colocou no lugar” dos Pobres?