Artigo: EIS O TEMPO DE CONVERSÃO?

23/02/2023 10:37

Por Josenildo Melo

EIS O TEMPO DE CONVERSÃO?

Eis o dia da Salvação? Começa hoje liturgicamente o período quaresmal. O que é mesmo a Quaresma? Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV. Segundo a Carta Apostólica do Papa Paulo VI, a Quaresma tem seu início na Quarta-feira de Cinzas e termina antes da Missa Lava-pés, na Quinta-feira Santa.

Este período é observado apenas pelos católicos? Em tese SIM; mas o sentido permeia inúmeras outras religiões. Afinal o que é conversão? Ação ou efeito de converter (-se); convertimento. Ação de voltar, de retornar (veículo). Mudança de forma ou natureza; transmutação, transformação. Mudança ou substituição de uma obrigação por outra. O mundo ainda dar vazão ao sentido quaresmal? A cada dia o “negócio” está ficando feio. Tem cidades que o carnaval perdura até mesmo na quarta-feira de cinzas. Os meios de comunicação (com exceção dos canais católicos) dificilmente enfatizam mais este período. Mas no interior, nas cidades menores ainda persiste o período quaresmal? Isso já foi do tempo; não existe mais essa de cidade do interior. A internet igualou todas as cidades!

E qual o motivo do Eis o tempo de conversão? É questão de lógica, de raciocinar bem. É, sobretudo crescimento racional do que significa a fé. A fé remove montanhas. O proliferar da relativização de valores está “enlouquecendo muita gente”. É tempo de voltar ao evangelho. É tempo de procurar Cristo Jesus, o Salvador. A fatídica proliferação do secularismo mundano está a provocar distúrbios. Pergunte a um pai de família, pergunte a uma mãe de família o que é educar um filho no mundo de hoje. Eis o tempo de conversão é no sentido de voltar-se ao que e imutável, não perene e seguro. O mundo não satisfaz; não adianta muitos dizerem que SIM. Clérigos, Sacerdotes, até mesmo pastores irresponsáveis é que nos dias de hoje andam proclamando que tudo é normal e permitido!

Em que período da História vocês estacionaram perguntar-se-à neste momento os céticos? E porque não fazem esta mesma pergunta no sentido sócio-político e econômico? O Socialismo, O Comunismo não deu certo em nenhum lugar do Mundo. Até mesmo a China teve que abrir a sua economia pra que o mundo pudesse percebê-la. Converter-se significa também está aberto a novos horizontes. O que significa uma lavagem cerebral? É o viver a hipocrisia da percepção apenas de um norte. Isso não adianta e nem vai produzir efeitos sólidos; um dia vai estourar. O que é mesmo o tempo de conversão? É o perceber que devemos ser sal e luz do mundo e que apenas Cristo Jesus é o nosso Porto Seguro!

O que significa os 40 (quarenta) dias? Tempo de reflexão. Qual o significado de encher-se de tantas alegrias passageiras; não seria a fuga do deserto? Pra converter-se é necessário um tempo de “deserto reflexivo”. Ninguém se converte à toa. Mas quem fala essas coisas está é envolvido em corrupção e defesa de governos corruptos? Os céticos sempre terão perguntas. Certo mesmo é a paz interior que brota de quem busca a Cristo Jesus em seu dia a dia. Todo dia é dia de conversão. Todo dia é de Salvação. Ao Pai cantemos e ao Pai louvemos todos os dias em agradecimento por tudo que Ele faz por nós!