Artigo: A PRESTIGIADA POSSE DE DOM JUAREZ!

26/02/2023 15:51

Por Josenildo Melo

Autoridades na missa

Foto: Lucas Dias - Portal GP1

A PRESTIGIADA POSSE DE DOM JUAREZ!

Com a presença do Governador Rafael Fonteles, do vice-governador Themístocles Filho, o nosso amigo Presidente da Assembléia Legislativa Franzé e representando o poder Judiciário o Desembargador Edvaldo Moura, tomou posse em Teresina; o Arcebispo Dom Juarez Marques Sousa da Silva. Você sabe o que significa um Arcebispo Metropolitano? Arcebispo metropolitano é o arcebispo da arquidiocese sede de uma província eclesiástica, a qual é formada por várias dioceses. Tem todos os poderes do Bispo em sua própria Arquidiocese e poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as demais dioceses (chamadas sufragâneas). O pálio, conferido pelo Papa é o símbolo da sua qualidade de Metropolita. Somente os Arcebispos metropolitas e o decano do Colégio Cardinalício o pode receber. Um Arcebispo é o próprio Cristo e o representante do Papa em seu governo!

E o que temos com isso nobre escritor? Você queira ou não, a Igreja Católica é a maior força religiosa do Brasil e de forma muito especial do Estado do Piauí. Mas o número de católicos não somente diminui? Na verdade, depois de uma administração desastrosa de dez anos (10); de fato contra fatos não existem argumentos numéricos. Eis o sentido de uma prestigiosa posse! Dom Juarez Marques Sousa da Silva além de intelectual é um homem com títulos acadêmicos e é de fato muito polido pelo convívio fraterno por onde passou, passa e ainda passará. A maior característica de Dom Juarez é ser um homem de palavra e de profunda educação respeitosa. Dificilmente Dom Juarez desiste de alguém!

Mas e o aspecto disciplinador que cabe a um Arcebispo? Isso todos eles possuem. O que vai diferenciar Dom Juarez é a sua forma agregadora e perspicaz; compreende os novos tempos e ainda mais a necessidade de conter a sangria de fiéis que acontece na Arquidiocese de Teresina. Mas não tem o ditado de que quem manda na Arquidiocese de Teresina é um grupo de pessoas que atende somente aos seus interesses e dos seus amigos? Essa “deficiência” Dom Juarez não carregará sobre seus ombros e nem permitirá mais esse entorno desagregador e desumano. A Ordem do Papa Francisco é agregar e oxigenar a Igreja. Entendeu a razão de uma posse prestigiada? E mais que isso, uma cobertura jamais vista por parte da imprensa. Afinal, a imprensa também tem adeptos da Religiosidade católica. Queiram ou não, vale ressaltar que a civilização ocidental deve muito à IGREJA!

Mas quem faz o sucessor consequentemente mandará nele? Até que se prove o contrário não existe isso. Nosso amigo Dom Celso José Pinto da Silva disse certa vez que jamais conheceu o nome de seu sucessor. A “lista tríplice” é enviada e somente às vésperas da posse se conhece o seu substituto ou coadjutor. Mas isso vem mudando com o passar do tempo? Se existe uma das coisas inalteráveis na Igreja Católica é a sua forma de sucessão. Portanto, os fiéis podem continuar tranqüilos que ninguém determinará os rumos do novo Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Teresina. Que coisa feia, essa mania de achar que tudo gira em torno deles! O Piauí também sentirá as mudanças do nobre Jesuíta Papa Francisco. Vocação Sacerdotal é chamado de Deus e não de meros amigos!

Novo arcebispo de Teresina

Dom Juarez Marques Sousa da Silva será o oitavo (8º) Arcebispo Metropolitano de Teresina e o décimo (10º) Bispo do Piauí. Que Cristo Jesus abençõe Juarez e o PROTEJA!