Artigo: A grande jogada de mestre ?

01/02/2017 11:40
A grande jogada de mestre ?
Por Josenildo Melo
 
Em se concretizando hoje a filiação de um grande nome da política piauiense; o grande mestre coloca no tabuleiro do xadrez político a concretização de um sonho em prol do Estado do Piauí. E não está errado? Afinal quem é o grande mestre? Coragem em tempos sombrios é algo que se revela em poucas pessoas; sobretudo as demasiadamente apegadas ao poder. Mais que poder?
 
Poder de fato e de direito quem tem é o poder central. Está afinado, antenado, sentido-se participante ativo do poder é algo que deve acontecer nos momentos difíceis, pois tudo é questão de uma construção calma, tranquila e segura. Quem restará do outro lado? Os fracos de espírito e de combate. Quem estará do lado dos futuros vencedores? Os fortes de caráter e espírito vitorioso.
 
Isto tudo não está fora da realidade? Na História da política piauiense são raros os fatos sobre acontecimentos organizados de forma cautelosa e planejada. É quase impossível remar contra a maré. O pragmatismo político sabe que o povo se desloca de acordo com a força demonstrada publicamente. Os nanicos não darão a sustentação necessária aos atuais ocupantes? Não poderão suportar o tamanho do navio que está sendo construído em um caís de um Porto Seguro e firme!
 
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro será o partido que mais crescerá; queiram ou não os fanáticos e lunáticos. O PMDB vai criar o maior arcabouço estrutural sócio-político- econômico e também religioso desde país; algo jamais visto na história. E qual a grande jogada? Movimentar-se de tão forma que ninguém seja capaz de não embarcar em uma grande vitória local. E a nível nacional? Está tudo pronto para entregar o país organizado e continuar desfrutando do poder. PSDB e PMDB sempre estiveram juntos. Apenas atos circunstanciais o fizeram distanciar-se.
 
14 anos de aprendizado não são 14 dias. Quer dizer que eles pretendem “sepultar” de vez a esquerda em todo o país? O modelo ideológico é palavra correta? A grande jogada de mestre é unir o país; desestatizar o país; industrializar e potencializar novamente uma nação. Nação esta, onde o trabalho, a ordem e o progresso sejam o norte a seguir. E o conhecimento? Voltará a ficar restrito a todos aqueles que se dedicam a buscá-lo de forma determinada? Tudo tem seu preço na vida? Tem?
 
Voltemos à realidade. Os meios de comunicação não continuam proliferando o passado não muito distante? Quem ainda ver televisão local e ouve emissoras de rádio local? A dita massificação das massas de forma ideológica não perdura mais. As massas migraram do Jornal, Rádio e TV para os portais, para os meios eficazes de comunicação livre. Trabalhadores estão com pouco tempo depois de uma jornada de trabalho. Estão já “viciados” nos celulares; a nova realidade das Mídias.
 
E a grande imprensa está aliada ao poder central. Em contexto local vão continuar sugando o que for permitido até agosto de 2018? Isso não é novidade; em política sempre foi assim. Talvez a única novidade é a liberdade de expressão de poucos periodistas. Tudo quase sempre acontecia nos bastidores. Mas tudo não parece funcionar a contento? O mestre dos mestres atua em todas as frentes. E neste momento ninguém é confiável; mas na hora H todos se afastarão. E o povo? Quem?
 
Em um mundo em que quase ninguém ler; vale a pena ler os grandes clássicos da História Política Mundial e Nacional. Poder atrai poder. Isso somente no mundo cruel dos políticos? Em todo e qualquer mundo que se tente imagina. É assim que a banda toca e sempre vai tocar. A grande jogada do mestre é ter arcabouço financeiro próprio. E antes não tinha? Tinha; mais não tinha a experiência necessária pra perceber quanto de fato as coisas no mundo político acontecem!
 
Ter força e poder nacional importa muito mais do que o local. O “poder” local vai começar a não ter mais nem força de custeio a curto e médio prazo. E quem vai ficar próximo de “poço” que não “jorra”? Quem ?  Ninguém. Em se concretizando hoje a filiação de um grande nome da política piauiense; o grande mestre coloca no tabuleiro do xadrex político a concretização de um sonho em prol do Estado do Piauí. O poder empresarial e político nacional vai enfim construir uma grande e nobre candidatura. E a dita empresa de marketing milagroso? Será a primeira a aderir. É a vida !!